Nossa História

A USP Debate foi fundada em 2015 por alunos de diversos cursos da Universidade de São Paulo. Seguindo os passos de grandes universidades internacionais, como Harvard e Oxford, competimos em Campeonatos de British Parliamentary, onde os debatedores são sorteados entre defesa ou oposição de moções surpresa.

 

Nossos debatedores não só são treinados nas mais diversas áreas do conhecimento - Relações Internacionais, Economia, Política, Ciência e outras - mas também em construção retórica e argumentativa.

Atualmente, a USP Debate é uma das principais Sociedades de Debates do Circuito Lusófono, sendo os atuais Campeões Brasileiros de Debates e Campeões Mundiais Novice em Língua Portuguesa, no II CMDLP Lisboa. Além disso, organizamos Campeonatos de grande relevância nacional, como o Campeonato Paulista de Debates, o Torneio Rio São Paulo em parceria com a UFRJ e o USP Solidário, onde a totalidade dos lucros com inscrições é destinada a instituições de caridade. 

2020 foi um ano significativo para nós. Apesar dos contratempos trazidos pela pandemia, nós permanecemos ativos e avançando ainda mais nas conquistas, não apenas mantendo o título nacional, como também tornamos a sociedade de debates mais vitoriosa do Brasil.

Somos também membros ativos do Instituto Brasileiro de Debates, ocupando a Diretoria Nacional de Escolas, trabalhando ativamente para levar o debate competitivo a alunos do ensino médio, e a Diretoria Nacional de Debates.